terça-feira, 28 de julho de 2015

Tá-se bem por Ourém 05-IX: Soma nula...



João Moura foi indicado pela Comissão Política Distrital do PSD de Santarém em 4.º lugar na lista de candidatos à função de Deputado, atrás de Nuno Serra (Santarém), Duarte Marques (Mação) e Isilda Aguincha (Entroncamento).
Esta lista indicativa salvaguarda a lei da paridade, sendo que a entrada de Teresa Leal Coelho na corrida por Santarém (imposta pela Comissão Política Nacional do Partido) cria algumas dúvidas. A primeira delas é se João Moura não ficará á frente de Isilda Aguincha, dada a expressão populacional de Ourém vs. Entroncamento (nem vale a pena fazer as contas com Mação, porque Duarte Marques está de pedra e cal).
Fazendo umas simulações, dado o número de votantes por Santarém e o número de deputados a atribuir (10 embora a redução populacional do Distrito possa levar a que sejam apenas 9), as sondagens que apontam para resultados na ordem dos 37% para o PS, 35% PSD/CDS, CDU 10% e BE 6%, a distribuição será:
PS – 5 deputados;
PSD – 4 deputados (Teresa Leal Coelho, Nuno Serra, Deputado CDS, Duarte Marques).

Se este cenário acontecer resta a João Moura/Ourém um “honroso” 6.º lugar, ou 5.º na melhor das hipóteses.

Se a coligação, por seu lado ganhar (5 deputados em Santarém e/ou ganhar a nível nacional) o cenário muda radicalmente, já que Teresa Leal Coelho e mesmo Duarte Marques são personalidades “ministriáveis ou secretariáveis”.
Assim sendo o 6.º lugar passaria a 5.º, ou mesmo a 4.º, com possibilidade forte de eleição.
Vamos andando e vendo…
Para já soma nula…


 

Sem comentários:

Enviar um comentário