segunda-feira, 1 de abril de 2013

Está se bem por Ourém [03-XII]: Tour pela minha terra – De rotunda a rotunda

Em primeiro lugar quero agradecer ao mentor deste Blogue por me ter convidado a assumir um papel importante na sua “conduta editorial”.
É com prazer que aceito o seu convite, por me rever na forma séria (mesmo que brincalhona), como fala sobre determinados assuntos. Aprecio a sua frontalidade, sei que como eu é um democrata convicto, embora desacreditado nos partidos, nas pessoas que os compõem.
Começo o meu primeiro post com algo que considerei bastante giro. Aproveitar o street view do Google Maps para recordar uma de tantas viagens que faço entre Fátima e Lisboa na minha actividade de Gestor.
Então, em 2009 quando chegava a Fátima, vindo da A1, encontrava logo à chegada à rotunda norte um senhor pachorrento de nome Paulo Portas.
Dizia o senhor Portas, a respeito das eleições europeias desse ano, que não bastava ter razão, eram precisos votos. Muito bem, frase lógica.

Avançavam-se poucos metros e, já respeitante às eleições autárquicas de 2009, existiam dois cartazes, um do PSD e outro do PS.
O PSD dizia que haviam cumprido,  no transporte e nas refeições escolares. Básico, mau seria senão tivessem cumprido nessa área.
O PS era mais ambicioso: Resolver a situação financeira da Câmara.
Como gestor/munícipe sei que se agravou, mas continuemos o Tour.


Pouco tempo depois os cartazes eram subsituídos. O do PSD era ilegível, letras pequenas que só se viam se parassemos na rotunda. Já o do PS era mais preciso, prometia-se:
1- Revisão Profunda do PDM
2- Decisão de Processos em 90 Dias
3- Balcão Móvel de Atendimento
4- Ouvir os Cidadãos
Pode-se dizer que alguma destas promessas foi concretizada?
Continuemos a dar a volta à rotunda, que a GNR, ainda nos altua.



Na outra banda da rotunda a mesma promessa (o PS era claramente o rei dos cartazes). Todos Vamos resolver a situação financeira da Câmara. Mas todos quem?
É que esses supostos "todos", nunca apareceram.


Recordar é viver. Vamos dar uma voltinha pela Avenida D. José Alves Correia da Silva?
Antes da requalificação, claro. Essa grande obra do atual executivo camarário...
Ou será do Santuário e da União Europeia?
Uma coisa é certa. Das contruções Aquino e Rodrigues não é, de certeza.

E assim vamos indo. Junto do quartel da GNR mais um cartaz a apelar ao voto nas eleições autárquicas, desta vez a prometer-se que todos iríamos melhorar a rede viária.

Passando o Santuário, junto ao Turismo, aquela bela obra do advogado Pinheiro Lopes, encontrámos nova referência a um senhor, com nome de treinador de futebol, que escrevia: Todos vamos ligar o IC 9 ao norte do concelho.

Fátima era por estas alturas uma cidade engalanada.


Finalmente (ufa) chegando à rotunda sul, deparavasse um cenário mais multiculor, não apenas de todos.
Sócrates era o primeiro protagonista, pretendendo fazer Avançar Portugal. Seguia-se mais uma vez a promessa de alguém que se prometia a resolver a situação financeira da Câmara...


Havia ainda um cartaz de Laurinda Alves e do MMS, ao qual se seguia mais um cartaz de propaganda oficial, relativo à requalificação da Estrada de Minde (fizeram e pagaram a obra?) e mais um de Todos, onde Todos supostamente se preparavam para resolver a situação financeira da Câmara.




Resumindo e concluindo:
PS: 7 cartazes
PSD: 1 cartaz + 1 (propaganda oficial)
CDS: 1 cartaz
MMS: 1 cartaz
MEP: 1 cartaz

Claramente que o PS era o rei da campanha eleitoral, o rei do despesismo populista com vista à eleição autárquica em outubro de 2009.
O PSD vivia acomodado ao poder, entretido em lutas internas e acreditando que a vitória era sua, independentemente do grau de esforço.
O PS mobilizava todos e com todos prometia mundos e fundos. Pois claramente que o sr. Todos não compareceu durante o mandato e talvez se deva a essa fuga a miserável performance do executivo camarário.
À crise responde-se com propaganda e os cartazes voltarão a ser colados…

Sem comentários:

Enviar um comentário